mba-ou-pos-graduacao

MBA ou Pós graduação? Qual a melhor opção?

Um MBA (Master in Business Administration) está entre os mais populares graus de pós-graduação em negócios no mundo. No entanto, não é o único. Há uma ampla gama de outros diplomas de pós-graduação que você pode desejar.

Por esta razão, este post vai tratar das diferenças entre uma e outra para que você consiga realizar a melhor escolha para seu futuro e carreira. Saiba distinguir qual deseja, seja um MBA no Rio de Janeiro ou fora, ou uma Pós-graduação Belo Horizonte, para aumentar o conhecimento. Acompanhe cada detalhe e identifique qual é a melhor opção de formação para você. MBA ou Pós-graduação?

Entenda as diferenças

Logo de início vamos entender os termos e seus significados. No Brasil é muito comum usar o termo pós-graduação para ser referir à uma especialização em determinada área. Porém, o que acontece é que, a pós-graduação é só um termo genérico para indicar um curso feito após sua graduação. Ou seja, MBA e Pós-graduação tecnicamente são a mesma coisa. O fato é que aqui no Brasil, nós deveríamos nos referir a Pós-graduação de especialização. Vejamos o que é!

Pós-graduação de especialização

Já os cursos de pós-graduação de especialização são programas direcionados a um determinado tema com uma carga horária alta e totalmente especializados. É uma especialização após a graduação em uma área específica escolhida pelo candidato.

MBA

O MBA é um curso “latu sensu” que possui o foco em gestão e negócios para empresa. Costuma-se dizer que “todo MBA é uma Pós-graduação, mas nem toda Pós-graduação é um MBA”. Ou seja, o MBA possui o mesmo peso acadêmico da especialização, porém tem direcionamentos diferentes.

Qual opção escolher? MBA ou Pós-graduação?

Agora que já entendemos as diferenças cruciais entre os dois títulos vejamos os atrativos que cada um possui para que escolha seja o mais consciente possível:

1. Habilidades obtidas

Uma das principais diferenças entre elas é o tipo de habilidades que você constrói. Um diploma de MBA é projetado para expandir suas habilidades no campo e torná-lo um profissional competitivo e gerente.

A maioria das especializações, seja qual área você escolher concentra-se na academia e na construção de uma sólida formação acadêmica sobre as áreas envolvidas na gestão. Em suma, um programa de MBA é focado em habilidades profissionais e gerenciamento de negócios enquanto os mestrados se concentram em habilidades acadêmicas e cunho e aprofundamento teórico.

2. Estilo de Ensino

Outra diferença importante entre esses graus é o estilo de ensino. A maioria dos programas combina vários estilos de ensino, mas, em geral, os estudos de Pós-graduação de especialização são construídos em torno de palestras em sala de aula, tutoriais e seminários.

Programas de MBA, por outro lado, lidam com problemas de negócios da vida real que os alunos devem entender, explorar, discutir e finalmente resolver. Esses problemas são frequentemente apresentados na forma de estudos de caso, com uma abordagem prática mais ampla sobre a análise dos problemas comerciais exatos da vida real. Normalmente, esses problemas são discutidos em pequenos grupos.

Muitas vezes os profissionais fazem uma Pós-graduação de especialização para obter experiência profissional, e mais tarde em sua carreira optam por realizar um MBA para a transição para uma função de gestão dentro da empresa já pretendida. Para que isso se torne uma realidade para você, conheça a Pós-graduação Belo Horizonte e veja o que ela tem de melhor a oferecer.

Se você gostou do assunto e possui algum amigo que também está na dúvida em qual opção vai ingressar, compartilhe este post ele e deixe aqui seu comentário, nos dizendo qual foi a sua escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *