Comprar mala de viagem: 5 dicas para acertar na escolha

Sim, comprar mala de viagem é uma ciência! Embora muitos viajantes acabem deixando a escolha da bagagem para a última hora, encarando a tarefa como uma das últimas prioridades do checklist de planejamento, viajar com a mala adequada faz toda a diferença para a facilidade do transporte e a praticidade na hora de embarcar

Resistência, qualidade, tamanho adequado… além de analisar esses critérios, o viajante também se vê diante de uma grande variedade de tipos de malas, o que pode gerar dúvidas. 

A seguir, confira 5 dicas imperdíveis para acertar na hora de comprar mala, evitar transtornos e garantir muito mais segurança para a sua viagem! 

5 dicas valiosas para comprar mala de viagem

1. Vai viajar de avião? Observe as regras da sua companhia aérea 

Para quem vai viajar de avião, o primeiro passo fundamental é checar o site da companhia aérea da viagem para verificar as regras de peso e medidas para bagagem de mão e despachada. Dessa forma, é possível evitar cobranças imprevistas por excesso de peso e malas acima das dimensões permitidas. 

Vale lembrar que o peso permitido para a bagagem de mão foi padronizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil): 10kg. As medidas e as condições para bagagem extraviada, assim como a compra de franquia, por sua vez, ficam a cargo de cada companhia aérea. Não deixe de ir atrás dessas informações antes de buscar a mala certa

2. Fique de olho no tamanho de mala adequado para sua viagem 

É importante ter em mente que o tamanho ideal da mala é aquele que concilia tanto as necessidades da sua viagem (duração da estadia, volume de coisas a levar) quanto as regras de peso e medidas da empresa área, como tratamos no último tópico. 

No mercado, é possível encontrar basicamente 3 tamanhos de malas: pequena (P), média (M) e grande (G). 

Quando comprar mala de viagem pequena? 

A mala tamanho P trata-se da conhecida “bagagem de mão”, ou seja, aquela que pode ser levada com você no interior da aeronave. Ela pode pesar até 10kg e mede cerca de 40 x 20 x 55cm (largura, profundidade e altura). Essa bagagem é indicada principalmente para viagens de curta duração, de poucos dias a uma semana. 

No entanto, a mala P é versátil e é uma grande aliada também das viagens longas: além de conter itens pessoais, eletrônicos e objetos de valor a serem levados no avião, ela também pode ser a única bagagem transportada pelos viajantes mais econômicos. Com planejamento e minimalismo, é perfeitamente possível viajar apenas com a mala de mão, evitando as taxas para despacho cobradas pela maioria das tarifas. Para conferir dicas de como viajar apenas com uma mala pequena, clique aqui! 

Quando comprar mala de viagem média? 

A mala média é a mais democrática das bagagens! Com peso e tamanho intermediários, ela se adapta a viagens de diferentes durações e também conta com as dimensões máximas permitidas pela maioria das companhias aéreas para despacho (41 x 26 x 66cm e cerca de 23kg). 

Com a mala média, portanto, o viajante consegue despachar sua bagagem sem arcar com taxas extras de excesso de peso e medidas. É uma ótima pedida para quem quer comprar mala de viagem para diferentes tipos de passeios. 

Quando comprar mala de viagem grande?

A mala G é indicada para viagens longas e/ou nas quais os viajantes precisam transportar um maior volume de itens. É o caso, por exemplo, de intercâmbios e viagens de compras, que exigirão o transporte de um grande número de itens. Devido às suas dimensões, ela naturalmente deverá ser despachada. 

Aqui, no entanto, vale um adendo: as malas G, com cerca de 45 x 29 x 77cm e 32kg, ultrapassam a franquia de bagagem da maior parte das passagens aéreas. Por isso, é bem provável que o viajante tenha que pagar taxas extras para despachar esse tamanho de mala, devido ao excesso de peso e às medidas sobre dimensionadas. Fique atento! 

Saiba Mais: Excesso de bagagem: confira as taxas das principais companhias aéreas 

3. Prefira malas de 4 ou mais rodinhas 

As malas de 2 rodinhas são bastante comuns, mas a verdade é que não são muito práticas. Na hora de escolher sua bagagem, uma dica de ouro é sempre preferir aquelas com 4 ou mais rodinhas, que possuem rolagem 360º. Sem exigir reclinação da alça, essas malas podem ser facilmente transportadas de todos os lados, com muito mais agilidade e praticidade. 

Como o peso fica centralizado nas próprias rodas, o viajante também ganha mais conforto. Suas costas agradecem! 

4. Verifique o material de composição da bagagem 

O material de composição é um dos fatores mais importantes para comprar mala de viagem com boa resistência. Ninguém quer buscar sua bagagem na esteira e se deparar com uma mala rasgada ou danificada, certo? 

Os principais materiais são 3: flexível, rígido e semi-flexível. Essa primeira categoria inclui as malas fabricadas com tecido, mais maleáveis. Embora possuam a vantagem de se adaptarem melhor a diferentes espaços e bagageiros (assim como ao conteúdo da mala), esses itens são menos resistentes e não são impermeáveis – se chover ou houver um acidente com líquidos, sua mala vai se molhar! 

As malas rígidas, por outro lado, costumam apresentar as melhores resistência e durabilidade de todos os modelos. Geralmente fabricadas com policarbonato ou propileno (materiais duros), oferecem ótima proteção aos objetos pessoais transportados, além de impermeabilização.

Por fim, as malas semi-rígidas são um meio termo entre as flexíveis e as rígidas, misturando ambas as composições. Essas bagagens são impermeáveis em seu interior, oferecendo também uma boa proteção ao conteúdo. 

Leia Mais: Malas baratas: saiba como encontrar bagagens com os melhores preços 

5. Escolha marcas reconhecidas e de qualidade 

As malas são companheiras inseparáveis dos viajantes e, como tal, precisam ser sinônimo de qualidade. Afinal de contas, nenhum viajante quer lidar com a dor de cabeça de ter uma bagagem estragada, com as rodinhas emperradas ou com uma alça que se danificou no meio da viagem, certo? 

Nesse sentido, priorizar a qualidade é fundamental – boas malas são determinantes para uma viagem tranquila e segura, sem “”perrengues”. Optar por marcas reconhecidas no mercado, portanto, é sempre o melhor caminho. 

Sabemos, porém, que o preço de malas de boas malas pode ser bem salgado, exigindo um investimento significativo. Embora comprar mala de viagem de marcas de prestígio valha a pena em vários casos, em muitas outras situações o custo-benefício acaba prejudicado porque o consumidor não viaja com tanta frequência, e a mala termina “encostada” por muito tempo em casa. 

Já pensou em alugar sua mala? Viaje com a bagagem ideal e muita economia! 

O aluguel de malas é um serviço inovador que permite viajar com malas das melhores marcas do mercado pagando apenas pelo tempo de uso. Dessa forma, você consegue escolher a bagagem que atenda às necessidades de cada tipo de viagem, selecionando a bagagem ideal entre múltiplas opções. 

Libere espaço em casa, economize e despreocupe-se com danos e extravios ao alugar sua bagagem em um processo 100% online!

E então, gostou do conteúdo? Esperamos que nossas dicas para comprar mala de viagem te ajudem a tomar a melhor decisão! Compartilhe o conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *