processos laboratoriais

Como o sistema LIMS impacta nos processos laboratoriais?

Você já conhece o sistema lims? Se você trabalha no mercado laboratorial e se preocupa com a segurança e confiabilidade das suas operações, deveria estar familiarizado com o termo.

Nunca ouviu falar no assunto? Então saiba mais agora mesmo e entenda porque você deveria investir no sistema lims para a gestão e proteção das informações sensíveis que circulam pelo seu negócio diariamente!

Afinal, o que é exatamente o sistema lims?

O sistema lims — sigla em inglês para Laboratory Information Management Systems — nada mais é do que um dos softwares mais utilizados no mundo para gestão de dados laboratoriais.

Com mais de 150 mil usuários e cerca de 540 módulos, o sistema lims é utilizado por corporações preocupadas com a segurança e usabilidade de suas informações, já que garante a integração com outros sistemas de maneira prática e sem risco de vazamento de dados.

Com o lims, é possível realizar, entre outras funções, o registro automático de amostras, a atribuição de análises, o cálculo e revisão dos resultados e até mesmo a interpretação das amostras e a elaboração dos pareceres, tornando a rotina laboratorial muito mais dinâmica.

Quais são as vantagens de optar pelo sistema lims?

O sistema lims oferece uma série de vantagens aos seus usuários. Conheça as mais importantes:

  • como o sistema é totalmente automatizado, reduz a emissão de relatórios em papel, e consequentemente, o tempo para a recuperação de informações e os eventuais erros resultantes desse tipo de processo;

  • possibilita o controle preciso do estoque e dos equipamentos do laboratório;

  • amplia a integração da atividade laboratorial com os outros departamentos da empresa, o que torna o intercâmbio de informações mais dinâmico e menos sujeito a erros,  diminuindo os custos de produção;

  • agiliza a investigação de incorreções em processos, análises e geração de dados;

  • elimina a necessidade de utilização de planilhas eletrônicas, que estão frequentemente sujeitas a lançamentos em duplicidade ou incorretos;

  • possibilita que a inserção de dados seja totalmente rastreável, seja via identificação do responsável ou do equipamento;

  • aumenta a eficiência do laboratório de maneira geral, ao automatizar o ciclo de vida das amostras;

  • automatiza a emissão e envio de relatórios de análises.

Por que usar um software de gestão laboratorial?

Manter as informações do seu laboratório protegidas precisa ser prioridade para garantir o sucesso do seu negócio.

Amostras, pareceres, inspeções e análises são dados sensíveis da estratégia de qualquer empresa e fazem parte de uma cadeia que precisa manter-se segura para garantir a sobrevivência em mercados quase sempre extremamente competitivos.

Em muitos casos, a perda de confidencialidade dessas informações pode trazer consequências desastrosas para o laboratório ou para quem vai utilizar seus produtos.

Por isso, trabalhar com sistemas que priorizem a confidencialidade e confiabilidade das informações geradas não é nem de longe um luxo a que se podem dar  apenas grandes corporações, mas uma necessidade básica de laboratórios que prezam pela segurança de suas operações.

E então, gostou de saber mais sobre o sistema lims e a importância de contar com o software de gestão de informações laboratoriais para o sucesso do seu negócio? Então não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *