criatividade e inovação

Como a criatividade e inovação crescem na sociedade brasileira?

Vivemos uma época de rápido progresso tecnológico, na qual diversas soluções são criadas em um curto tempo. Isso faz com que criatividade e inovação sejam requisitos essenciais para qualquer empresa que deseja ter vantagem em relação à concorrência ou, simplesmente, se manter competitiva no mercado.

Atualmente, a liberdade proporcionada pela economia criativa permite que os profissionais desenvolvam novos produtos ou processos de maneira inventiva, a fim de criar soluções para as necessidades dos seus clientes e as suas próprias. Veremos agora um panorama da criatividade e inovação no nosso país. Confira!

Qual o cenário de criatividade e inovação no Brasil?

Segundo a Pintec (Pesquisa de Inovação do IBGE), entre 2011 e 2014, o percentual de companhias que dedicaram acima de 5% da sua receita líquida para pesquisa e desenvolvimento cresceu de 20% para 24%. Esse aumento é, em boa parte, resultado da mudança no comportamento de compra dos consumidores e no constante desenvolvimento de tecnologias de compartilhamento, o que resulta em serviços como Uber; Waze; Netflix e Spotify.

O conceito de ter um bem material está sendo, rapidamente, substituído pela troca de experiências, na qual as pessoas utilizam um produto ou serviço apenas pelo período que precisam. Com isso, novas empresas estão surgindo para renovar diversas questões que envolvem nosso dia a dia. Essas mentes criativas têm o apoio de profissionais experientes como Richard Chaves, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil, que concebe projetos para estimular o desenvolvimento de ideias e a criação de startups.

Quais setores mais se destacam e por qual razão?

A indústria criativa no Brasil está se desenvolvendo rápido e emprega cada vez mais profissionais, a força motora por trás da inovação. Entre os segmentos que englobam a economia criativa, podemos citar consumo, cultura, mídias e tecnologia, todos com aumento no número de funcionários acima de 40%, entre 2004 e 2013. Com destaque para a área de publicidade, que teve uma elevação de 238% no mesmo período.

O motivo de alguns setores crescerem mais que outros, é, justamente, a velocidade com que acompanham o comportamento dos consumidores e suas exigências. Como o diretor de tecnologia para refrigeração e ar condicionado da Whirlpool Latin America, Carlos Tadeu da Silva, que antes de tudo, entende quais são as necessidades e problemas dos clientes e como a empresa pode resolvê-los. Só então, concebe projetos e trabalha para transformá-los em realidade.

Qual o perfil desejado nos profissionais desses setores?

Em todos os segmentos, é preciso gerar e identificar oportunidades, além de ter uma certa resiliência para alcançar seus objetivos e mente voltada para a inovação. A rede de contatos e as relações no mundo profissional pode aumentar ainda mais as chances de desenvolver ideias criativas e possibilidades de negócio.

Além disso, usar a criatividade para solucionar problemas e criar boas experiências para os usuários é a chave para conquistar reconhecimento e evoluir dentro de qualquer área da economia criativa, é por isso que conceitos como Design Thinking e User Experience são tão valorizados atualmente. Inclusive, algumas empresas promovem a inovação entre seus colaboradores, como a BASF, que por meio do seu gerente de tecnologia e inovação na América do Sul, Rony Sato, incentiva o pensamento original em diversos setores da empresa com workshops, palestras e treinamentos.

Realmente, a criatividade e inovação são habilidades que estão em alta e, provavelmente, estarão por um bom tempo. Em um mundo tão competitivo, aqueles que tiverem novas e boas ideias ganharão mais destaque e poderão usufruir dos retornos conseguidos por meio da economia criativa.

Assim como você, muitas pessoas também desejam saber sobre o crescimento da criatividade e inovação no Brasil. Por isso, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *