5 formas de deixar a sua empresa mais sustentável

 

Ter uma empresa sustentável nem sempre requer criatividade e inovação. Medidas simples, como a implantação de um painel solar flexível, são mais que suficientes para trazerem bons resultados.

Como benefícios, é possível citar produtividade, eficiência, ética e competitividade. Apesar disso, nem todos os empresários reconhecem as vantagens.

A Pesquisa de Sustentabilidade, do Sebrae, indica que 18,3% dos empreendedores acreditam que uma das barreiras para adotar ações sustentáveis é a falta de informações. Em seguida, estão a dificuldade de encontrar parceiros (16,6%) e o preço (11,2%).

Para ajudar nessa empreitada, listamos a seguir 5 formas de tornar sua empresa sustentável. Veja!

1. Evite os desperdícios

Os desperdícios corporativos costumam ser elevados e estão relacionados a defeitos, excesso de produção, estoque, transporte, processamento e outras variáveis. Como evitá-los? Diferentes medidas podem ser adotadas:

  • reduza o consumo de descartáveis pelo incentivo ao uso de canecas e utensílios laváveis;
  • estimule a reciclagem;
  • mantenha a manutenção em dia para evitar vazamentos;
  • diminua o consumo de água com a instalação de torneiras temporizadoras em todas as pias, arejadores, reguladores de pressão e restritores;
  • controle o uso da energia elétrica pela instalação de sensores em corredores e conscientização dos colaboradores.

2. Adote a documentação eletrônica

Uma empresa mais sustentável passa pelo uso consciente dos recursos naturais. Com a documentação eletrônica, você deixa de fazer impressões desnecessárias — e ainda economiza espaço com armazenamento, reduz os gastos com papel e tintas e aumenta a segurança dos arquivos importantes.

Para garantir a validade jurídica, basta ter um certificado digital. Apesar de ser um gasto, em um primeiro momento, é uma oportunidade de se adequar às demandas da transformação digital, fazer um bom investimento e ainda adotar a sustentabilidade corporativa.

3. Avalie a infraestrutura da empresa

O espaço físico em que seu negócio está instalado pode aumentar o desperdício de recursos naturais. Revise toda a infraestrutura para buscar possíveis vazamentos, instalações elétricas mal feitas etc.

Outras medidas são válidas para tornar sua companhia sustentável. Uma delas é pintar as paredes de branco para refletir mais a luz. Também troque as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED, instale sensores de presença em locais de pouca circulação e substitua equipamentos antigos por outros novos e mais eficientes.

4. Implemente a ISO 14001 para tornar sua empresa sustentável

A ISO 14001 é voltada para os sistemas de gestão ambiental. A norma indica quais ações devem ser adotadas para reduzir os impactos da empresa no meio ambiente.

A principal vantagem é tornar o espaço adequado às leis ambientais do Brasil. Isso evita a aplicação de multas e sanções. Além disso, o selo de certificação aumenta as chances de firmar parceria com grandes organizações, já que muitas delas só fazem negócios com quem está de acordo com a legislação.

5. Evite as não conformidades

As não conformidades ocorrem quando algum requisito é desobedecido. Assim, há problemas para a execução do projeto e tende a existir mais gastos, erros e retrabalhos.

Uma das maneiras de evitar as não conformidades e manter sua empresa sustentável é usar os 5 Porquês. A ideia é responder:

  • por que o problema ocorreu;
  • por que cada resposta ao problema aconteceu;
  • assim por diante, até chegar à causa raiz do evento.

Assim, você descobre se a questão está relacionada ao trabalho manual, à falta de eficiência, à pouca motivação dos colaboradores etc. Em seguida, é só trabalhar para a sustentabilidade corporativa ser implementada.

Gostou de ver como sua empresa pode adotar a sustentabilidade? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e mostre a outras pessoas como é fácil ser amigo do meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *